ENNIS ALFREDO MEIER - Otimo Tecnico em Eletronica - Meu primeiro Patrao

 

ENNIS ALFREDO MEIER - Otimo Tecnico em Eletronica - Meu primeiro Patrao
TRANS ENNIS TELECOMUNICACOES E CONTROLES

Aridio Schiappacassa,

PY1ESU

Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2022

Trabalhei para Ennis a partir de 1973, quando ainda estava com 17 anos, no 2o ano do Curso Tecnico de Eletronica da Escola Tecnica Federal Celso Suckow da Fonseca - Maracana - Rio de Janeiro -RJ.

Ele ia ate a Escola Tecnica me encontrar para entregar placas para que eu montasse.

Quem me indicou ao Ennis foi o Jacques Augustowski - PY1HY, que o havia encontrado numa loja da Rua Republica do Libano, perguntando ao balconista sobre um Tecnico para trabalhar com ele.


O Ennis morava no Meier, onde montou em um apartamento, no mesmo predio onde morava, uma oficina para montagem de Bloqueadores de DDD.

Quando la cheguei em fins de 1973, encontrei duas meninas que trabalhavam na montagem dos Bloqueadores. Lembro das meninas, mas nao lembro do nome delas. Sempre tive dificuldades para lembrar de nomes.

Lembro que o nome de uma delas era bastante diferente.

No inicio de 1974, eu ja no terceiro ano do Curso Tecnico, a noite, trabalhei durante o dia com Ennis na nova oficina, numa loja do predio do cinema da Praca Varnhagen, na Tijuca.

O Ennis me apresentou ao Il Brito, Radioamador bastante conhecido na epoca, amigo dele, e meio que socio na Trans Ennis Telecomunicacoes e Controle. Em anos anteriores o Il Brito trabalhou com o Ennis na fabricacao dos transceptores de SSB. Encontrei o Il Brito num escritorio no Centro do Rio, onde ele me passou copia do esquema do transceptor de SSB. No inicio de 1974 encontrei o Ennis e sua Mae, Sra Evangelina, no apartamento deles no Meier. O Ennis me passou varias placas para montagem do transceptor de SSB, e outras tantas de um alarme que ele chamou de Radar Doppler. O alarme usava um transmissor de UHF, recepcao regenerativa, e detectava a diferenca de fase entre o sinal transmitido e recebido do eco. Era montado em uma pequena panela de aluminio, tipo leiteira. Testamos um deles dentro da banheira do apartamento, com um plastico cobrindo, para verificar o efeito da chuva sobre o Radar Doppler.
Ennis tambem fabricava um pequeno transceptor para a Faixa do Cidadao, AM de 5W, cinco canais com chave rotativa. Tenho um deles ate hoje guardado, semi-montado.

Depois, instalei esse alarme na casa do Walter Clarck, Diretor da TV Globo, num casarao na Rua Iposeira, ou outra paralela, na subida de Sao Conrado para a Barra da Tijuca.
Curiosamente, quando era pequeno, fui algumas vezes naquela rua com meu Avo Alfredo Schiappacassa, fazer entrega de mercadoria do armazem do meu Tio Avo Antonio Schiappacassa, Tio Tuninho.
Tio Tuninho tinha um armazem la pertinho de casa, na Estrada Sorima 292. O Armazem ficava bem no meio da praca, esquina da Av Fleming, onde hoje esta instalado o restaurante La Botticella, Praca Prof. Velho da Silva, onde aprendi a andar de bicicleta, descendo a rua.


Em 1975, depois do Ennis fechar a loja na Tijuca, fui trabalhar na EMBRATEL em Guaratiba, onde tambem funcionava a Estacao Costeira, Radional.
La conheci o Chefe Rocha, Dra Hara, Tecnico Ivanzinho e Armando. Tinha um outro Tecnico, que pra variar nao lembro o nome. Tive pouco contato com ele, pois foi fazer um curso fora da estacao, mas era gente muito boa. Varios auxiliares Tecnicos, Itamar, e mais dois outros que nao lembro os nomes. Um deles trabalhava durente o dia numa loja de roupas na Rua Genaral Roca, Praca Saens Pena, em frente ao Bobs da Gal Roca.

Tambem lembro do Tecnico de Eletrotecnica da Estacao, Baiano, se nao me engano. Acompanhei ele fazendo a troca do acido sulfurico das baterias da estacao telefonica. Grande evento que nunca esqueci. Era um enorme garrafao com acido concentrado.
Nessa epoca eu fazia o Curso Preparatorio para o Vestibular da SESGRANRIO, Curso Plank, na Rua da Carioca, no Centro. A Kombi da Embratel fazia a viagem de Guaratiba ate o Centro do Rio, deixando varios funcionarios. Eu era o ultimo a ser deixado.Lembro do Dr. Hara alterando o trajeto da Kombi no meu ultimo dia de trabalho la.


JORNAL DE PIRACICABA

28 DE MAIO DE 2021

https://www.jornaldepiracicaba.com.br/notas-de-falecimento-sexta-28-05/

SR. ENNIS ALFREDO MEIER, Faleceu anteontem na cidade de Piracicaba aos 90 anos de idade e era filho do Sr. Alfredo Lucas Meier e da Sra. Evangelina Albuquerque de Paula, ambos falecidos. Deixou os filhos: Fredy Wilson Meier e Dennis Meier. Deixa ainda demais parentes. O seu sepultamento deu-se ontem as 12:00 hs, saindo a urna mortuária do Velório Municipal de Vila Rezende – Sala-01 para a referida necrópole, onde foi inumado em jazigo da família. (GRUPO BOM JESUS FUNERAIS)