PROPAGACAO DAS ONDAS DE RADIO E CICLO SOLAR






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https://www.spaceweatherlive.com/

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https://www.youtube.com/watch?v=dOOuR-fiVnw
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flare SOLAR de classe x

Classe X: são as mais longas e mais energéticas (I ≥ 10-4 W/m2) erupções solares, que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.

Erupção solar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Erup%C3%A7%C3%A3o_solar


Atividade solar

O Sol possui um ciclo de atividade relacionado às mudanças nas linhas de campo magnético ocasionados pelo seu movimento de rotação. Como o Sol não é um corpo rígido, a velocidade de rotação é diferente em cada latitude, efeito chamado rotação diferencial. Essa diferença faz com que as linhas de campo magnético se estiquem e se rompam, liberando matéria e energia para o espaço, e invertendo os polos magnéticos globais do Sol. O período de atividade solar é de aproximadamente 11 anos.

A atividade solar pode ser observada e medida a partir das manchas solares na fotosfera do Sol, que são regiões escuras de baixa temperatura. As manchas solares costumam aparecer em pares, que correspondem às duas pontas do arco da linha de campo magnético. As linhas de campo confinam parte do gás da superfície do Sol e quando são retorcidas devido à rotação diferencial, podem ser romper e liberar esse gás.


Categorias

As erupções solares são classificadas em categorias de acordo com sua intensidade em raios-x (entre 1 e 8 Å).

  • Classe A: são erupções de menor intensidade (I < 10-7 W/m2).
  • Classe B: são erupções de baixa intensidade, sem efeitos observados na Terra (10-7 < I < 10-6 W/m2).
  • Classe C: são pequenas erupções e causam pequenos efeitos na Terra (10-6 < I < 10-5 W/m2).
  • Classe M: são erupções de média intensidade (10-5 < I < 10-4 W/m2) que afetam as regiões dos polos magnéticos da Terra e podem gerar rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.
  • Classe X: são as mais longas e mais energéticas (I ≥ 10-4 W/m2) erupções solares, que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.

Monitoramento

Devido ao grande impacto que as erupções solares podem causar na Terra, especialmente em relação aos instrumentos de navegação e comunicação, é necessário realizar o monitoramento da atividade solar. Alguns dos projetos, programas e instrumentos de monitoramento do Sol são:

  • SID Space Weather Monitor (Stanford SOLAR Center)[12]
  • Solar Dynamics Observatory (NASA)[13]
  • Solar and Heliospheric Observatory (NASA)[14]
  • Solar TErrestrial RElations Observatory (NASA)[15]

Referências

  1.  Kopp, G.; Lawrence, G and Rottman, G. (2005). «The Total Irradiance Monitor (TIM): Science Results». Solar Physics (em inglês). 20 (1–2): 129–139. Bibcode:2005SoPh..230..129Kdoi:10.1007/s11207-005-7433-9
  2.  «Coronal Mass Ejections | NOAA / NWS Space Weather Prediction Center»www.swpc.noaa.gov. Consultado em 30 de março de 2019
  3.  W.., Carroll, Bradley. An introduction to modern astrophysics. [S.l.: s.n.] ISBN 9781108422161OCLC 1041189800
  4. ↑ Ir para:a b Filho, Kepler de Souza Oliveira (2014). Astronomia e Astrofísica. [S.l.]: Livraria da Física
  5.  Zell, Holly (31 de julho de 2013). «Solar Flares: What Does It Take to Be X-Class?»NASA. Consultado em 30 de março de 2019
  6.  esa. «What are solar flares?»European Space Agency (em inglês). Consultado em 30 de março de 2019
  7.  «What are solar flares? | Help»SpaceWeatherLive.com (em inglês). Consultado em 30 de março de 2019
  8.  «Cientistas alertam para vulnerabilidade da civilização a tempestades solares»O Globo. 2 de outubro de 2014. Consultado em 30 de março de 2019
  9.  Science, Robert Roy Britt 2009-09-02T13:40:00Z; Astronomy. «150 Years Ago: The Worst Solar Storm Ever»Space.com (em inglês). Consultado em 30 de março de 2019
  10.  Science, Mike Wall 2016-08-09T21:24:23Z; Astronomy. «How a 1967 Solar Storm Nearly Led to Nuclear War»Space.com (em inglês). Consultado em 30 de março de 2019
  11.  Zell, Holly (13 de maio de 2015). «The Day the Sun Brought Darkness»NASA (em inglês). Consultado em 30 de março de 2019
  12.  «Space Weather Monitors- Stanford SOLAR Center»sid.stanford.edu. Consultado em 30 de março de 2019
  13.  Zell, Holly (2 de abril de 2015). «SDO Spacecraft & Instruments»NASA. Consultado em 30 de março de 2019
  14.  «Solar and Heliospheric Observatory Homepage»sohowww.nascom.nasa.gov. Consultado em 30 de março de 2019
  15.  «STEREO»stereo.gsfc.nasa.gov. Consultado em 30 de março de 2019

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